Quarentena: como cuidar da saúde mental.

Antes mesmo do Governo de São Paulo determinar quarentena no estado, muitas pessoas já estavam adotando medidas preventivas para evitar a disseminação da covid-19. A atual situação pede atenção coletiva e mudanças de hábito, e apesar da sociedade entender a necessidade de evitar qualquer convívio social, enfrentar uma quarentena pode ter impacto na saúde mental. Efeitos psicológicos da quarentena – Nesse sentido, o efeito colateral da pandemia que vivemos hoje também deve ser foco de atenção. Confira as principais sugestões para evitar que a QUARENTENA prejudique sua saúde mental:

1)Compartilhe experiências positivas;

2)Foco nos fatos – Evite assistir, ler ou ouvir notícias que possam causar ansiedade ou estresse. Procure se atualizar em horários fixos, uma ou duas vezes por dia, o contato constante com relatos a respeito da pandemia pode deixar qualquer um preocupado.

3)Chame da maneira correta; Não utilize termos como “casos de Covid-19”, “vítimas”, ou “doentes”. São “pessoas que têm Covid-19”, ou “pessoas que estão sendo tratadas por Covid-19”.

4)Para os profissionais de saúde: A importância de cuidar do estresse em momentos como esse. Recomenda-se o cuidado com as necessidades básicas e a criação de estratégias para garantir que todos possam descansar em intervalos no trabalho e entre turnos. Mantenha contato com familiares e amigos, alimente-se bem e pratique atividades físicas.

5)Para quem cuida de crianças – É importante que as crianças encontrem maneiras de expressar sentimentos ruins, como medo e tristeza. Atividades criativas, como brincar e desenhar podem ajudar no processo;

6)Para quem cuida de idosos – Providencie apoio prático e emocional por meio de redes familiares e profissionais de saúde, idosos em isolamento tendem a tornar-se mais ansiosos, nervosos, agitados e estressados. A transparência é essencial, compartilhe fatos sobre o que está acontecendo e forneça informações claras sobre como reduzir o risco de infecção – com respeito e paciência; 7)

Não associe a uma nacionalidade ou etnia- Não associe o vírus a uma nacionalidade ou etnia. Seja empático com as pessoas que foram afetadas, qualquer que seja a nacionalidade.

Fonte: Grupo São josé

Você ainda não contratou o seguro Saúde? Não perca tempo, faça uma simulação de seguro saúde e contrate o plano que mais se adapta às suas necessidades. Cote: www.campobeloseguros.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *